Resenha | O lado bom da vida


Livro: O lado bom da vida
Autora: Matthew Quick
Ano: 2008
Editora: Intrínseca
Nacionalidade: EUA
Páginas: 256
"Se as nuvens estão bloqueando o sol sempre tento ver aquela luz por trás delas, o lado bom das coisas, e me lembro de continuar tentando, porque eu sei que, embora as coisas possam parecer sombrias agora, minha esposa logo voltará para mim."

Pat Peoples, era professor de história, e devido a um acidente (o quão ele não lembra) vai para no "lugar ruim"/ clinica psiquiátrica, ele acredita que passou alguns meses lá, mas na verdade ficou alguns anos, aliás, Pat esqueceu de várias coisas, mas lembra-se que ele e sua esposa Nikki estão passando por um "tempo separados", e agora ele está fazendo de tudo para ser um homem bom, mudando o seu modo de viver e até de pensar, com o objetivo de reconquistar Nikki. 
"Não quero ficar no lugar ruim, em que ninguém acredita no lado bom das coisas, no amor ou em finais felizes, e onde todo mundo me diz que Nikki não vai gostar do meu novo corpo, nem vai querer me ver quando acabar o tempo separados. Mas também tenho medo de que as pessoas da minha antiga vida não sejam tão entusiásticas quanto eu estou tentando ser agora."
    A mãe de Pat, Jeanie, resolve trazê-lo de volta para casa acreditando que a recuperação de seu filho seria mais rápida e segura. Pat tem problemas que a maioria nós tem também, como por exemplo: seu pai, Patrick, se recusa a falar com ele e vive brigando com Jeanie por trazer Pat de volta; seus antigos amigos se afastaram dele e não foram uma única vez visitar ele no “lugar ruim”, e é claro, além disso Pat tem problemas psicológicos.
    Com a volta para casa e ao tentar à voltar para sua antiga rotina, Pat é convidado pelo seu antigo melhor amigo Ronnie, para jantar em sua casa, conhecendo então, Tiffany, cunhada de Ronnie.
"Eu me levanto e, enquanto apertamos as mãos, o modo como Tiffany olha nos meus olhos me faz sentir realmente estranho."
    O que Pat não esperava era que Tiffany possuísse problemas semelhantes ao dele, e de certa forma, ela acaba se apegando nele e embora ele custe a admitir, ele nela.
"Ele não entende Tiffany e com certeza não me entende, mas não digo isso para Ronnie, porque estou praticando em ser gentil em vez de ter razão."
    Em certos pontos, ao meu ponto de vista, Tiffany se destacou mais que o Pat, mesmo ela sendo doida de carteirinha, ela não pensa no que os outros pensam sobre ela e  ajuda o Pat a voltar a ser o Pat, do jeito dela, mas ajuda (você irá se assustar com o vocabulário dessa garota, é quase um palavrão por frase!). 
"Você sempre ficava olhando para as nuvens quando saíamos para correr- diz Tiffany-, então pensei que você gostaria de poder diferenciá-las por suas formas." 
    Tirando o fato que boa parte do livro fala sobre futebol americano, O lado bom da vida é um livro que nós faz ver as coisas diferentes após a leitura, pois, mesmo tendo problemas psicológicos, Pat tenta nos mostrar que as vezes precisamos "ser gentis em vez de ter razão" e que o que queremos nem sempre é aquilo que nos faz bem.

You May Also Like

0 Comments